quinta-feira, março 02, 2006

Indicados ao Oscar têm aula para não pagarem mico

Quando os olhos do mundo estão voltados somente para você, há duas opções: brilhar e conquistar a enorme platéia ou pagar aquele mico diante de milhões de pessoas. Os ganhadores do Oscar são obrigados a enfrentar essa situação e nem sempre se saem bem. Quem não se lembra do choro sem fim de Gwyneth Paltrow, de Roberto Benigni subindo na cadeira ou de Adrien Brody tascando um beijo na boca de Halle Berry? Para evitar momentos embaraçosos como esses, a Academia - organizadora do prêmio - distribuiu um DVD com instruções para cada um dos 150 possíveis ganhadores. O vídeo, intitulado "Um guia feito por quem é experiente: o que indicados precisam saber", Tom Hanks oferece conselhos para "ajudar a aproveitar o momento com inteligência, elegância, criatividade ou, pelo menos, com brevidade".

Dica número 1: Se ganhar, você deve subir ao palco e terminar o discurso em até 1 minuto. Por isso, beijinhos e abraços nos acompanhantes precisam ser dispensados.

Dica número 2: Escolha apenas um assessor para redigir o discurso.

Dica número 3: Perca a lista de agradecimentos. Ao invés de citar os nomes até dos assistentes de estúdio, agradeça com estilo. Um exemplo? Robert De Niro, que disse "obrigado à minha mãe e ao meu pai por me fazerem, e às minhas avós e avôs por terem feito eles".

Dica número 4: Maximize seu momento. Faça alguma coisa memorável, como Louis Fletcher, que fez discurso em linguagem de sinais para que seus parentes surdos entendessem.

Na foto, o croqui do cenário da edição 2006 do Oscar.