sexta-feira, setembro 22, 2006

Filme O Diabo Veste Prada, enfim, estréia no Brasil

Quase três meses depois da estréia de O Diabo Veste Prada nos Estados Unidos, enfim, o filme entrou em cartaz no Brasil, nesta sexta-feira. O longa é baseado no best-seller homônimo, escrito pela jornalista Lauren Weisberger, que trabalhou como assistente da editora da Vogue América, Anna Wintour. No livro, a autora descreve os bastidores de uma revista de moda. Detalhe: sua ex-chefe é o tal "diabo" do título, que transforma num inferno a vida de todos os seus funcionários.

A adaptação para o cinema de O Diabo Veste Prada tem roteiro de Aline Brosh McKenna (Leis da Atração) e direção de David Frankel (Sex and The City). Meryl Streep e Anne Hathaway (Diário da Princesa 2) protagonizam o filme: a primeira no papel da editora da revista Runway, Miranda Priestly, e a segunda como uma jornalista recém-formada vinda do interior, Andy Sachs, que consegue o emprego "pelo qual milhares de garotas matariam". Gisele Bündchen participa, interpretando — muito bem, por sinal — Serena, uma das assistentes da publicação.

Na transição do livro para a telona, grande parte das crueldades que davam graça à história se perderam. No longa, o "diabo" não é tão diabólico. A escolha de cenas, a mudança no desfecho da história e a interpretação de Meryl Streep humanizaram uma personagem originalmente egóica e destruidora. Saiu o maniqueísmo, entraram as nuances de personalidade de Miranda. Resultado: os leitores são levados a sentir ódio da editora, enquanto os espectadores tendem a ter pena dela.

A adaptação também diminuiu o nível de sofrimento de Andrea, que se transforma numa "garota Vogue" logo nos primeiros minutos e se mostra agradecida a Miranda nos últimos. A roteirista Aline Brosh McKenna parece, ainda, ter usado a moda apenas como pano de fundo da história — e não como um terceiro protagonista. O longa não traz a maior parte das referências ao meio feitas no livro, com citações breves e soltas a esse universo. Por um lado, essas opções tornam O Diabo Veste Prada acessível aos não-fashionistas. Por outro, frustra a expectativa pelo primeiro filme fashion desde Prêt-à-Porter.

:: Vídeo: Assista ao trailer de O Diabo Veste Prada (sem legendas)




*Leia também a crítica feita pelo (fiel) leitor Vinícius P, no blog Cine Entretenimento.

4 Comments:

Blogger Vinícius P. said...

O grande problema é q eu ñ li o livro, portanto é impossível fazer uma análise completa do filme (como a sua, ótima por sinal). Realmente acho q a obra devia ser mais 'ácida', mas acho q o filme cortou um pouco disso propositalmente (meryl até disse em entrevista q a função do filme era entreter, e não 'fazer pensar'). mas, como obra de cinema, é muito boa. meryl está fantástica, como vc disse, aquela cena sem maquiagem é a melhor, sem dúvida é ela que vai proporcionar a grande atriz sua 14ª indicação ao Oscar.

setembro 26, 2006 10:53 AM

 
Blogger Vinícius P. said...

Ah, postei o link do seu blog na minha crítica, pois realmente achei seus comentários ótimos.

setembro 26, 2006 11:04 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Vinícius,
também postamos o link para a sua crítica. Apesar de você não ter lido o livro, não discordamos muito sobre a qualidade do filme. Provavelmente daríamos 3 de 5 estrelas, em vez de 4.
Vale a pena ver, principalmente para quem não conhece ainda a história.

setembro 27, 2006 11:52 AM

 
Blogger Vinícius P. said...

Obrigado por postarem o link. realmente achei uma boa história, quem sabe agora eu não procure o livro pra ler...

setembro 27, 2006 8:58 PM

 

Postar um comentário

<< Home